União das Instituições Arbitrais, Mediadores e Árbitros do Brasil
Juntos podemos mais

 

A UNIMARB é uma associação que tem por objetivo congregar as entidades privadas e públicas, árbitros e mediadores que se utilizam da mediação, conciliação e arbitragem, chamados de meios adequados de pacificação de conflitos, para independentemente de sua personalidade jurídica e denominação participar de forma conjunta de ações que visem ampliar as condições de acesso à justiça no Brasil. Para o cumprimento desta missão exerce suas atividades com autonomia, competência, responsabilidade e honestidade, em consonância com os preceitos e normas éticas e legais para o desenvolvimento destes métodos, para o crescimento deste modelo e para o maior desenvolvimento da sociedade brasileira.

A UNIMARB acredita que uma associação acessível que reúna todas as instituições arbitrais, os árbitros e mediadores do Brasil, pode ser integrada e reconhecida por sua transparência e atuação eficaz na transformação da realidade social.

O Brasil é um país de dimensões continentais que convive com enormes diferenças regionais, culturais, sociais e econômicas e a aplicação uniforme da lei sem ter a medida e o respeito de cada realidade gera injustiças e acentua as diferenças e as desigualdades cada vez mais acirradas em nossa sociedade.

O conflito social tem sua origem nas diferentes necessidades, possibilidades e interesses que surgem nas relações sociais e econômicas. Entender estas diferenças e minimizá-las é tarefa que se pode realizar com o comprometimento de todos imbuídos no propósito de se fazer o melhor de forma direta e objetiva.

A necessidade da intervenção e ingerência do Estado na pacificação de todos os conflitos gera procedimentos caros, lentos e burocráticos, e que muitas vezes são conduzidos por pessoas que tem interesses pessoais, políticos e econômicos, condições que não permitem a nossa sociedade se desenvolver e aprender com seus próprios problemas.

A união, o fortalecimento e a criação de novos centros de pacificação de conflitos permitirá à sociedade brasileira maior desenvolvimento sem a intervenção paternalista do Estado e de seu tratamento igual para uma sociedade tão desigual. Cada centro inserido em cada comunidade nos rincões deste enorme país terá condições, estando bem preparado ética e tecnicamente, de proporcionar condições de tranquilidade e de desenvolvimento para redução das desigualdades e melhoria da qualidade de vida da sofrida e combalida sociedade brasileira.

A UNIMARB, com a participação e contribuição de todos os seus associados poderá proporcionar melhores condições de relacionamento para que todos comprometidos com sua realidade trabalhem em prol de uma sociedade mais solidária, justa e soberana.   

 

VALORES

Competência – técnica, especialização, experiência

Trabalho – respeito e transparência

Ética – compromisso social,  justiça e cidadania 

 

curtir e compartilhar